Focado no combate à corrupção no setor de exames toxicológicos, fundamentais para um trânsito mais seguro, o Laboratório Sodré criou um programa antifraude pioneiro para denúncias de atitudes ilícitas ou suspeitas no ramo.
Realizadas de forma anônima por meio do www.denunciefraudes.com.br, as denúncias são encaminhadas às autoridades para averiguação. Posteriormente, é aberto um Boletim de Ocorrência. Confirmada a irregularidade, o laboratório é imediatamente descredenciado da rede coletora Sodré.
Nestes mais de 35 anos de atuação e quase uma década de excelência no segmento toxicológico, o Sodré desenvolve e aprimora mecanismos de segurança para realização dos exames, como sistemas de autenticidade, rastreabilidade da cadeia de custódia e validação de laudos no mercado brasileiro.
Mas, o Laboratório entende também que esta não é uma missão de um soldado só, é preciso unir um exército contra o mercado clandestino de exames toxicológicos. Por isso, torna-se a ponte entre a sociedade e as autoridades para tornar as estradas mais seguras.
Contribua
Se você representa um laboratório coletor: exija a presença da testemunha no ato da coleta, e faça o armazenamento e manuseio corretos dos kits de coleta. Estes procedimentos são fundamentais para a lisura do processo.
Caso seja motorista, laboratório ou parte da população interessada em prover um trânsito mais seguro: comunique às pessoas que conhece para não comprar laudos com resultados negativos, tratam-se de golpes e essas pessoas podem ser responsabilizadas civil e criminalmente. E, claro, utilize o canal antifraude exclusivo do Sodré para denunciar quaisquer irregularidades de que tomar conhecimento.